sexta-feira, agosto 12, 2005

Um rapaz normal

Era uma vez um rapaz que estava sempre a sorrir. Os seus pais não achavam esta situação normal e desde muito cedo que viviam preocupados com este comportamento que começara ainda o rapaz era bebé. Tinham a certeza que o sorriso que viam na cara do pequeno era ainda o primeiro que esboçara, um sorriso sem fim que o acompanhava durante todas as horas do dia e mesmo da noite, parecia que a sua pequena boca tinha sempre uma pequena expressão, algo que deixava perceber o sorriso sempre presente.

O rapaz foi crescendo e ninguém conseguia explicar a razão para tal fenómeno, desesperados os pais levaram o rapaz a todos os médicos, que ficavam espantados com o que viam, mas não encontravam nada de mal no rapaz. E ele continuava a sorrir. Era um sorriso aberto e bonito que por vezes se transformava num riso que enchia a casa e contagiava todos à sua volta com excepção dos pais, estes viviam cada vez mais em sofrimento e passavam os dias a olhar para aquela cara sorridente à espera que uma pequena queda ou outro percalço o fizesse perder a máscara alegre que já não suportavam. Mas mesmo nas alturas em que a dor estava presente o miúdo continuava a sorrir, parecia ser a única pessoa no mundo que conseguia chorar sem perder o sorriso.

Um dia ouviram falar num médico muito famoso, especialista no desenvolvimento de crianças e dirigiram-se à cidade onde este tinha o seu consultório para mais uma tentativa de cura para o seu filho. Sentiam sempre que podia ser este o médico que iria descobrir porque é que o rapaz não parava de sorrir, desejavam ver uma cara sem aquele maldito sorriso que não achavam normal.

Entraram numa sala decorada de forma alegre e observaram o médico à sua frente. Era um homem muito velho, com uma longa barba branca e umas mãos muito compridas, uma personagem algo bizarra que não inspirava muita confiança e que ainda por cima os recebeu com um enorme sorriso. Se não fosse pela educação teriam voltado para trás no momento em que olharam para o médico, tal tinha sido a má impressão que lhes tinha causado aquela figura sorridente.

Explicaram o problema ao médico que continuava a olhar para eles sem deixar de sorrir, parecia que achava piada a toda aquela situação, embora continuasse a acenar com a cabeça como que dizendo que estava a ouvir com atenção. Pediu para observar o rapaz e levou-o para uma sala ao lado onde não podiam ver o que estava a acontecer, ouviam apenas o médico a fazer algumas perguntas, que eram respondidas com a característica voz alegre do seu filho.

Voltaram para junto deles passado poucos minutos e o médico já não sorria, apresentando uma expressão grave e pensativa. Perguntaram com ansiedade o que é que ele achava, se havia uma cura para aquele problema. O médico olhou para eles e enquanto esboçava um enorme sorriso disse numa voz divertida.

- Não se preocupem, o vosso filho é um rapaz perfeitamente normal, está apenas feliz.

1 comentário:

xein disse...

Hoje em dia, alguém assim, pensamos logo que é caso médico!!! Com o negativismo que atingiu este país...


Sente-te... Optimista!!!